Um contrato de zero horas é um tipo de contrato de trabalho em que não é garantido a um empregado qualquer número mínimo de horas de trabalho. O empregado só é pago pelas horas que realmente trabalha. Este tipo de contrato é tipicamente usado em indústrias onde há muita flutuação na demanda, tais como a indústria hoteleira.
Contratos de horas zero podem oferecer muita flexibilidade tanto para empregados como para empregadores. Os empregados podem escolher quando querem trabalhar, e os empregadores só têm de pagar as horas que realmente precisam. No entanto, este tipo de contrato também pode ser muito incerto e instável, pois os empregados podem não saber quantas horas vão trabalhar de uma semana para a outra. Um contrato de zero horas é bom? Não há uma resposta definitiva para se os contratos de zero horas são bons ou não. Algumas pessoas argumentam que eles proporcionam flexibilidade e permitem que as pessoas trabalhem em torno de outros compromissos, enquanto outras argumentam que eles são inseguros e podem dificultar o planejamento para o futuro. Em última análise, cabe ao indivíduo decidir se um contrato de zero horas é ou não adequado para eles. Posso recusar-me a trabalhar aos fins-de-semana no Reino Unido? Geralmente falando, pode recusar-se a trabalhar aos fins-de-semana se o seu empregador lhe pedir, mas pode haver algumas consequências. Por exemplo, se você for a tempo parcial e o seu patrão precisar que você trabalhe aos fins-de-semana para cobrir outros membros do pessoal que estão fora, eles podem pedir-lhe para trabalhar ou podem substituí-lo(a) por outra pessoa. Se você é a tempo inteiro, a sua entidade patronal pode tentar mudar o seu contrato para reflectir o novo acordo de trabalho. Em qualquer caso, é sempre melhor discutir as suas preocupações com o seu patrão antes de tomar uma decisão.
Você pode deixar um emprego sem aviso prévio no Reino Unido?
Sim, você pode deixar um emprego sem aviso prévio no Reino Unido, mas não é aconselhável que o faça. Se você desistir sem aviso prévio, você pode perder o seu direito ao pagamento de aviso prévio e pode enfrentar uma ação legal do seu empregador. É sempre melhor avisar o seu patrão o mais cedo possível quando se demite do seu cargo.
Os turnos de 13 horas são legais no Reino Unido?
Sim, os turnos de 13 horas são legais no Reino Unido. No entanto, há uma série de restrições e regulamentos que devem ser seguidos para que eles sejam considerados legais. Por exemplo, os Regulamentos do Tempo de Trabalho de 1998 estabelecem que os funcionários não devem ser obrigados a trabalhar mais do que uma média de 48 horas por semana. Isso significa que se um empregado trabalha um turno de 13 horas, ele deve ter pelo menos 11 horas de descanso entre os turnos. Além disso, os empregados devem ter um intervalo de 20 minutos para cada 6 horas trabalhadas. O meu patrão pode obrigar-me a trabalhar no meu dia de folga no Reino Unido? Sim, o seu empregador pode forçá-lo a trabalhar no seu dia de folga no Reino Unido, mas eles devem avisá-lo com antecedência. Se eles não o notificarem, então você pode se recusar a trabalhar no seu dia de folga.