Definição – O que significa Plano de Continuidade de Operações (COOP)?
Um Plano de Continuidade de Operações ou COOP é parte de um princípio denominado continuidade de operações, que ajuda a garantir operações sem problemas por meio de eventos imprevistos. Muitos atribuem esse termo e essa ideia ao governo federal dos Estados Unidos, que determinou que as agências devem providenciar a continuidade das operações em muitas crises diferentes.
Definirtec explica Plano de Continuidade de Operações (COOP)
Muitas empresas também mantêm esses tipos de planos. No mundo dos negócios, um Plano de Continuidade de Operações é freqüentemente chamado de planejamento de desastres ou plano de recuperação. As empresas que não são obrigadas a manter esses tipos de planos costumam fazê-lo para minimizar os danos econômicos após uma crise. Existem várias técnicas e estratégias diferentes que podem fazer parte de um Plano de Continuidade de Operações. Empresas e agências podem criar sistemas tolerantes a falhas e armazenamento redundante para que dados confidenciais sejam mantidos em caso de emergência. Eles também podem investir em sistemas de hardware redundantes para que um escritório ainda possa funcionar se um site local for comprometido.
Outras formas de planejamento de continuidade das operações envolvem o planejamento de processos e aplicativos de negócios individuais para continuar diretamente após uma crise. Os planejadores podem criar sistemas para mover dados e operações para fora do local. Os novos sistemas de tratamento de dados e documentos fornecem muitos desses recursos como uma espécie de seguro contra emergências.