Conteúdo aberto é um tipo de conteúdo que pode ser livremente acessado, usado e compartilhado por qualquer pessoa. O conteúdo aberto é frequentemente criado por indivíduos e organizações que disponibilizam seu conteúdo gratuitamente, sem qualquer restrição sobre como ele pode ser usado. O conteúdo aberto pode ser encontrado em vários formatos, incluindo texto, imagens, áudio e vídeo.
O termo “conteúdo aberto” é muitas vezes usado indistintamente com o termo “fonte aberta”, mas há uma distinção entre os dois. Software de código aberto é um software que pode ser livremente acessado, usado e compartilhado por qualquer pessoa. O conteúdo aberto, por outro lado, pode se referir a qualquer tipo de conteúdo que esteja disponível gratuitamente, sem qualquer restrição sobre como pode ser utilizado.
Há uma série de vantagens na utilização de conteúdo aberto. Por um lado, pode ajudar a promover a colaboração e a partilha de conhecimentos. O conteúdo aberto também é geralmente mais acessível do que o conteúdo fechado ou proprietário, pois pode ser usado por qualquer pessoa sem a necessidade de licenças ou assinaturas caras.
Um dos desafios com o conteúdo aberto é que pode ser mais difícil gerar receitas a partir dele, pois pode ser copiado e distribuído livremente. Isto significa que os criadores de conteúdo aberto podem ter de encontrar formas alternativas de financiar o seu trabalho, por exemplo, através de doações ou outras formas de crowdfunding. O que é conteúdo de aprendizagem digital? Conteúdo digital de aprendizagem é qualquer tipo de conteúdo que pode ser usado para fins de aprendizagem e é armazenado em um formato digital. Isto pode incluir texto, imagens, áudio, vídeo e outros tipos de mídia. Pode ser criado por indivíduos ou organizações, e pode ser distribuído online ou offline.
Como posso ver o conteúdo de uma pasta?
A melhor maneira de ver o conteúdo de uma pasta é usar um programa explorador de arquivos como o Windows Explorer ou o Mac Finder. Para abrir o Windows Explorer, clique no botão Iniciar e depois clique em “Computador”. Para abrir o Mac Finder, clique no ícone do Finder no Dock.
Depois de ter aberto o programa explorador de arquivos, navegue até a pasta que deseja visualizar. O conteúdo da pasta será exibido na janela do explorador de arquivos.
Qual das seguintes permissões sob a estrutura 5R descreve melhor a actividade de tradução de um OER de uma língua para outra assinale uma opção?
A actividade de tradução de um RCE de um idioma para outro seria abrangida pela permissão “Repurpose” da estrutura 5R. Esta permissão abrange actividades como a modificação, adaptação ou tradução de conteúdos a fim de os reutilizar num contexto diferente.
O conteúdo aberto é livre?
Conteúdo aberto é conteúdo livre de acesso e uso, sem quaisquer restrições. Isto significa que qualquer pessoa pode acessar e usar conteúdo aberto, sem ter que pagar por ele.
Existem muitos tipos diferentes de conteúdo aberto, incluindo:
– Software de código aberto: software que é livre para usar, modificar e distribuir.
– Recursos educacionais abertos: materiais educacionais que são livres para usar, modificar e distribuir.
– Dados abertos: dados que são de livre acesso e utilização.
– Dados governamentais abertos: dados que são liberados por agências governamentais, sem quaisquer restrições.
O conteúdo aberto é muitas vezes criado por pessoas que querem compartilhar conhecimentos e informações com outros. O conteúdo aberto é muitas vezes distribuído sob licenças abertas, que permitem a qualquer pessoa usar, modificar e distribuir o conteúdo.
Como posso saber se algo é um OER?
Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois o termo “OER” pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. No entanto, existem algumas características gerais que são frequentemente utilizadas para definir RCEs, que podem ajudá-lo a determinar se um determinado recurso é ou não uma RCE.
Algumas das características mais comuns dos RCEs incluem:
– Estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa, sem restrições.
– Podem ser livremente modificados e redistribuídos.
– Frequentemente possuem uma licença Creative Commons ou similar, que descreve as permissões acima.
Se um recurso que você está olhando atende a todos os critérios acima, então é provável que seja um OER. No entanto, é sempre melhor verificar com o criador ou editor do recurso para ter a certeza.