Definição – O que significa Consumer Electronics ATA (CE-ATA)?
Consumer Electronics ATA (CE-ATA) é um grupo de padrões criado para definir uma interface para dispositivos de armazenamento de fator de forma pequeno (SFF).
CE-ATA é derivado da interface de armazenamento Advanced Technology Attachment (ATA) para equipamentos eletrônicos de consumo (CE). Os padrões CE-ATA são mais eficientes e menores do que as especificações de armazenamento anteriores e são projetados para reprodutores de mídia, reprodutores de áudio portáteis, dispositivos portáteis e móveis. De acordo com os padrões da indústria, o CE-ATA beneficia fornecedores de unidades de disco, empresas de silício, empresas de hardware comercial integrado e consumidores.
Definirtec explica Consumer Electronics ATA (CE-ATA)
CE-ATA é projetado com uma contagem de pinos baixa integrada e baixa tensão para eficiência de custos. Um dos principais objetivos do CE-ATA é fornecer uma conexão padronizada para unidades de disco SFF, como um Microdrive de uma polegada.
CE-ATA é física e eletronicamente compatível com os padrões MultiMediaCard (MMC) e é geralmente usado como meio de dispositivo de armazenamento portátil. CE-ATA usa um conector MMC em dispositivos host, como um PC, e corresponde ao cabo correto e conexão de circuito em uma unidade de disco rígido (HDD) CE-ATA.
ATA – uma interface HDD padrão para uma unidade IDE (Integrated Development Environment) com um barramento de 16 bits – foi desenvolvida e promovida pela Western Digital em 1986 como o padrão Integrated Drive Electronics (IDE), que mais tarde evoluiu para Enhanced IDE (EIDE) (1994). ATA tem EIDE avançado, que é três a quatro vezes mais rápido que o padrão IDE.
Em 2008, o Comitê de Direção do Grupo de Trabalho CE-ATA encerrou todas as atividades do CE-ATA, incluindo a melhoria do CE-ATA 2.0 – a próxima versão – à medida que os usuários do CE-ATA faziam a transição para outras tecnologias de interface, como SATA e ATA paralelo (PATA).
O CE-ATA Workgroup gerencia as especificações CE-ATA, que foram desenvolvidas em 2005 pela Hitachi Global Storage Technologies, Intel Corporation, Toshiba America Information Systems, Seagate Technology e Marvell Semiconductor.