Definição – o que significa consulta paralela?
A consulta paralela é um método usado para aumentar a velocidade de execução de consultas SQL, criando vários processos de consulta que dividem a carga de trabalho de uma instrução SQL e a executam em paralelo ou ao mesmo tempo.
Como cada processo funciona em algo diferente ao mesmo tempo, ele reduz bastante o tempo de execução geral da instrução SQL. Isso é muito benéfico para sistemas com várias CPUs que podem trabalhar nos processos.
Definirtec explica a consulta paralela
Um processamento normal de SQL sem o recurso de consulta paralela é sempre executado por um único processo de servidor.
Com o recurso ativado, vários processos são criados para trabalhar simultaneamente em uma única instrução SQL e podem melhorar drasticamente o desempenho de operações com muitos dados, como aquelas em sistemas de banco de dados muito grandes.
Uma vez que muitos processos podem ser divididos entre várias CPUs presentes, sistemas em cluster e maciçamente paralelos, bem como sistemas de multiprocessamento simétrico, podem se beneficiar muito com isso.
O processamento de consulta paralela ocorre durante a fase de otimização de consulta, em que o servidor SQL está procurando por operações de índice de consulta que podem se beneficiar da operação paralela.
Quando encontrado, o servidor insere operadores de troca no plano de execução de consulta para transformá-lo em um plano de execução de consulta paralela que pode usar mais de um thread ou processo para execução.