Consolidação

Definição – o que significa consolidação?

Na computação, a consolidação se refere a quando o armazenamento de dados ou recursos do servidor são compartilhados entre vários usuários e acessados ​​por vários aplicativos.

A consolidação tem como objetivo fazer uso mais eficiente dos recursos do computador e evitar que servidores e equipamentos de armazenamento sejam subutilizados e ocupem muito espaço.

Definirtec explica consolidação

Os dois tipos principais de consolidação são a consolidação de servidor e a consolidação de armazenamento.

A consolidação de servidores envolve a redução do número de servidores e locais de servidores em uma organização. O resultado pretendido é o uso mais eficiente dos recursos do servidor e do espaço ocupado. No entanto, isso também aumenta a complexidade dos servidores, dados e aplicativos, o que pode ser um desafio para os usuários. A virtualização de servidor tenta resolver esse problema mascarando essa complexidade dos usuários. Outra opção é usar servidores blade, que são servidores reais na forma de placas de circuito modulares em uma placa. Eles ocupam menos espaço no rack e consomem menos energia.

A consolidação de armazenamento, ou convergência de armazenamento, é um método de centralizar o armazenamento de dados por meio de qualquer uma das três arquiteturas:

  • Network Attached Storage (NAS): os discos rígidos de armazenamento dedicado não precisam competir com outros computadores pelos recursos de processamento.
  • Matriz redundante de discos independentes (RAID): os dados estão localizados em vários discos, mas aparecem como uma única unidade lógica.
  • Rede de área de armazenamento (SAN): a tecnologia de canal de fibra é usada para fornecer alto rendimento, compartilhamento de dados, migração de dados e serviço para muitos clientes (também chamados de assinantes) em uma grande área geográfica. SANS é o método de consolidação de armazenamento mais sofisticado dos três.