Consistência

Definição – o que significa consistência?

A consistência, no contexto dos bancos de dados, afirma que os dados não podem ser gravados, pois isso violaria as próprias regras do banco de dados para dados válidos. Se ocorrer uma determinada transação que tente introduzir dados inconsistentes, toda a transação será revertida e um erro retornará ao usuário.

Definirtec explica consistência

Uma regra simples de consistência pode afirmar que a coluna ‘Gênero’ de um banco de dados pode ter apenas os valores ‘Masculino’, ‘Feminino’ ou ‘Desconhecido’. Se um usuário tentar inserir algo diferente, diga ‘Hermafrodita’, então uma regra de consistência do banco de dados entra em ação e não permite a entrada de tal valor.

As regras de consistência podem ser bastante elaboradas, por exemplo, um número de conta bancária deve seguir um padrão específico – deve começar com um ‘C’ para conta corrente ou ‘S’ para conta poupança, seguido por 14 dígitos que são selecionados a partir da data e hora, no formato AAAAMMDDHHMISS.

A consistência do banco de dados não ocorre apenas no nível de registro único. Em nosso exemplo de banco acima, outra regra de consistência pode afirmar que o campo ‘Nome do cliente’ não pode estar vazio ao criar um cliente.

As regras de consistência são de vital importância durante a criação de bancos de dados, pois são a personificação das regras de negócios para as quais o banco de dados está sendo criado. Eles também têm outra função importante: eles tornam o trabalho dos desenvolvedores de aplicativos mais fácil – geralmente é muito mais fácil definir regras de consistência no nível do banco de dados em vez de defini-las no aplicativo que se conecta ao banco de dados.

Esta definição foi escrita no contexto de bancos de dados