(esquema de assinatura de voz telefónica). Consegues ouvir-me? (esquema de assinatura de voz telefónica)
O esquema telefónico “Consegues ouvir-me?” é um tipo de fraude que envolve o interlocutor que finge ser de uma organização legítima, como uma empresa de serviços públicos ou uma instituição financeira, e tenta fazer com que a pessoa que está a falar diga a palavra “sim”. A pessoa que telefona grava a conversa e usa a gravação como uma forma de autorizar acusações indesejadas na conta da vítima. Este esquema também é conhecido como o “esquema da assinatura de voz” ou o “esquema do sim”.
Houve relatos deste esquema nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido. Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio recebeu mais de 1.000 queixas sobre este esquema desde outubro de 2016.
Se você receber uma chamada de alguém perguntando se você pode ouvi-las, não responda com uma palavra, mesmo que seja apenas “sim”. Desligue o telefone imediatamente. Se já foi vítima deste esquema, deve contactar o seu banco ou companhia de cartão de crédito para denunciar as cobranças não autorizadas. Você também deve apresentar uma queixa à Comissão Federal de Comércio. Um golpista pode fazer algo com o seu nome e número de telefone? Sim, um golpista pode fazer muita coisa com o seu nome e número de telefone. Eles podem usá-lo para se fazer passar por você e tentar acessar suas informações pessoais, ou podem usá-lo para contatar seus amigos e familiares numa tentativa de enganá-los com dinheiro. Eles também podem usar suas informações para assinar serviços ou assinaturas indesejadas, ou para cometer fraude em seu nome. Em resumo, é muito importante ter cuidado com quem você dá suas informações pessoais e estar sempre atento a sinais de que você pode ser o alvo de um esquema. Se você acha que pode ser vítima de um esquema, entre em contato com a sua agência local de aplicação da lei ou com a Comissão Federal de Comércio para obter assistência.
O que acontece quando um golpista te faz dizer sim ao telefone?
Quando um golpista te faz dizer “sim” ao telefone, eles podem tentar obter suas informações pessoais ou te enganar para pagar por algo. Eles também podem tentar vender-lhe algo que você não precisa. Tenha muito cuidado ao dar informações pessoais ou ao concordar com qualquer coisa pelo telefone. Se você não tiver certeza do que está concordando, desligue e ligue de volta para a empresa para verificar a oferta.
Posso ser enganado só por atender o meu telefone?
Sim, podes ser enganado só por atenderes o teu telefone. Há muitas maneiras de os vigaristas usarem o seu telefone para tentar enganá-lo, como por exemplo:
Telefonar-lhe e fingir ser de uma empresa ou organização legítima, para que lhes dê informações pessoais ou dinheiro.
-Enviar-lhe mensagens de texto ou e-mails que pareçam ser de uma empresa ou organização legítima, de modo a que você lhes dê informações pessoais ou dinheiro.
-Instalar software malicioso no seu telefone que possa recolher as suas informações pessoais ou dinheiro.
-Ligando para você e fingindo ser de uma agência do governo ou da lei, a fim de conseguir que você dê a eles informações pessoais ou dinheiro.
Se você receber uma chamada ou mensagem de alguém que você não conhece, ou que você suspeita que possa ser um golpista, você deve desligar ou apagar a mensagem sem responder. Se você acha que pode ter sido enganado, você deve entrar em contato com a sua agência local de aplicação da lei ou com a agência de proteção ao consumidor.
O que pode acontecer se você chamar um golpista de volta?
Se você ligar de volta para um golpista, eles podem tentar mantê-lo no telefone por um longo tempo, a fim de aumentar a sua conta telefônica. Eles também podem tentar obter suas informações pessoais, como o número do seu cartão de crédito ou número do seguro social. Se você lhes der essas informações, eles podem usá-las para cometer roubo de identidade ou fraude. O que devo fazer se eu atender uma chamada de spam? Se você responder acidentalmente a uma chamada de spam, o melhor a fazer é desligar imediatamente. Não se envolva de forma alguma com o autor da chamada, pois isso poderia dar-lhes mais informações sobre você que eles poderiam usar para enganá-lo. Se você estiver preocupado que a pessoa que está ligando possa ter obtido algumas de suas informações pessoais, você pode entrar em contato com sua companhia telefônica ou provedor de serviços para ver se eles podem bloquear o número. Você também pode relatar o incidente à Federal Trade Commission (FTC) para que eles possam investigar e tomar medidas contra o golpista.