Definição – O que significa Extended Service Set (ESS)?
Um conjunto de serviço estendido (ESS) é um ou mais conjuntos de serviços básicos interconectados (BSSs) e suas LANs associadas. Cada BSS consiste em um único ponto de acesso (AP) junto com todos os dispositivos clientes sem fio (estações, também chamados de STAs), criando uma LAN sem fio 802.11 local ou corporativa (WLAN). Para a camada de controle de link lógico (parte da camada 2 do Modelo de Referência OSI de 7 camadas), o ESS aparece como um BSS solitário em qualquer um dos STAs.
Definirtec explica Extended Service Set (ESS)
O BSS mais básico consiste em um AP e um STA.
Um conjunto de serviço estendido, consistindo em um conjunto de BSSs, deve ter um identificador de conjunto de serviço comum (SSID). Os BSSs podem funcionar no mesmo canal ou em canais diferentes. Isso ajuda a aumentar o sinal em toda a rede sem fio.
Um único conjunto de serviços consiste em todos os STAs recebendo sinais de um determinado AP e cria uma LAN sem fio 802.11 (WLAN). Cada STA pode receber um sinal de vários APs dentro de seu alcance. Dependendo de sua configuração, cada STA pode, manual ou automaticamente, selecionar a rede à qual se associar. E vários APs podem compartilhar o mesmo SSID como parte de um conjunto de serviço estendido.
Embora não façam parte do padrão 802.11, alguns APs sem fio podem transmitir vários SSIDs, permitindo que pontos de acesso virtuais sejam criados – cada um com suas próprias configurações de rede e segurança.