Definição – O que significa Wi-Fi Protected Setup (WPS)?
O Wi-Fi Protected Setup (WPS) é um protocolo de comunicação projetado para ajudar a facilitar a configuração de redes sem fio em residências e pequenos escritórios. Ele é voltado para usuários e grupos que não estão familiarizados com a configuração de Wi-Fi. O WPS permite que dispositivos sejam facilmente adicionados a uma rede, ao mesmo tempo em que fornece uma conexão segura.
Definirtec explica Wi-Fi Protected Setup (WPS)
Em 2007, a Wi-Fi Alliance introduziu o programa de certificação WPS, anteriormente conhecido como Wi-Fi Simple Config. O padrão oferece suporte a dispositivos com certificação Wi-Fi sob o conjunto de protocolos 802.11.
O protocolo WPS categoriza os dispositivos sem fio da seguinte maneira:
- Inscritos: dispositivos que buscam conexão com a rede
- Registradores: dispositivos que podem conectar e desconectar dispositivos
- Pontos de acesso (AP): um meio entre inscritos e registradores com recursos de registrador
APs certificados por WPS usam um número de identificação pessoal (PIN) e um botão para conectar dispositivos. O PIN, localizado na tela do dispositivo sem fio, deve ser inserido no AP ou vice-versa. Os botões podem ser físicos ou virtuais e devem ser pressionados para conectar dois ou mais dispositivos.
Infelizmente, o WPS está sujeito a ataques de força bruta, o que pode permitir que outros dispositivos se conectem a uma rede. Um ataque pode durar até quatro horas até que o perpetrador descubra o PIN correto. Essa vulnerabilidade pode ser combatida impondo restrições ou desabilitando o recurso WPS após várias tentativas incorretas de inserir o PIN. No entanto, em alguns dispositivos, o recurso WPS não é desabilitado se for desligado.