Definição – O que significa configuração avançada e interface de energia (ACPI)?
ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) é uma especificação da indústria destinada ao gerenciamento eficiente do consumo de energia em computadores móveis e desktop. ACPI descreve a forma como o sistema de entrada / saída padrão de um computador, os dispositivos periféricos e o sistema operacional (SO) correspondem em relação ao consumo de energia. O principal objetivo da ACPI é consolidar, examinar e aprimorar os atuais padrões de energia e configuração destinados a dispositivos de hardware.
Lançado em dezembro de 1996, o ACPI especifica interfaces independentes de plataforma destinadas à configuração, descoberta de hardware, monitoramento e gerenciamento de energia. Este padrão foi inicialmente desenvolvido pela Intel, Toshiba e Microsoft e posteriormente acompanhado por Phoenix e HP.
Definirtec explica configuração avançada e interface de energia (ACPI)
ACPI fornece um crossover de padrões anteriores para hardware que é totalmente compatível com ACPI. Voltado para substituir a especificação do sistema de entrada / saída (BIOS) básico plug and play (PnP), especificação de multiprocessador e gerenciamento de energia avançado, o padrão ACPI fornece energia para o gerenciamento de energia do sistema operacional (OSPM), em contraste com os sistemas centrais BIOS anteriores que primariamente dependem do firmware específico da plataforma para determinar o gerenciamento de energia e a política de configuração.
ACPI inclui vários componentes relacionados para programação de software e hardware, bem como um padrão unificado para interação de energia / dispositivo e configuração de barramento. Com ACPI, as seguintes funções são viáveis, presumindo que sejam suportadas pelo SO:
- Os usuários podem especificar uma hora em que um dispositivo, como um monitor de exibição, é desligado ou ligado.
- Os usuários de um notebook podem especificar o consumo de energia de baixo nível durante um aviso de bateria fraca, permitindo que os aplicativos necessários sejam executados enquanto torna os aplicativos menos importantes inativos.
- Os sistemas operacionais podem reduzir a velocidade do clock se os aplicativos não exigirem a velocidade total do clock do processador.
- Os sistemas operacionais podem diminuir o consumo de energia dos dispositivos periféricos e da placa-mãe por meio da inativação de dispositivos, quando não necessário.
- Os computadores podem entrar no modo de espera se o sistema não estiver em uso. No entanto, o modem permanece ligado para que e-mails / faxes sejam recebidos.