Definição – o que significa conector USB?
Um conector de barramento serial universal (USB) é um conector entre um computador e um dispositivo periférico, como uma impressora, monitor, scanner, mouse ou teclado. Faz parte da interface USB, que inclui tipos de portas, cabos e conectores.
O conector USB foi desenvolvido para simplificar a conexão entre computadores e dispositivos periféricos. Antes da interface USB, os dispositivos periféricos tinham uma infinidade de conectores. A interface USB oferece vários benefícios, incluindo plug-and-play, maior taxa de transferência de dados (DTR), número reduzido de conectores e solução de problemas de usabilidade com interfaces existentes.
Definirtec explica o conector USB
A interface USB foi desenvolvida em meados da década de 1990 e é padronizada pelo USB Implementers Forum (USB-IF). Originalmente, os padrões definiam dois tipos de conectores, conhecidos como tipo A e tipo B. Ambos os tipos usam 4 pinos chatos com o primeiro pino (a tensão de alimentação de + 5 V) e o quarto pino (o aterramento da fonte) um pouco mais para conectar a fonte de alimentação. Isso reduz substancialmente a possibilidade de tensões de recebimento da conexão de dados. Em ambos os tipos, a conexão é mantida no lugar por fricção.
Os conectores do tipo A são usados em dispositivos que fornecem energia, como um computador, e têm uma interface plana e retangular. Eles fornecem uma conexão downstream. Os conectores do tipo B são usados em dispositivos que recebem energia, como um dispositivo periférico. Eles têm cantos externos ligeiramente chanfrados nas extremidades superiores e são de forma um tanto quadrada. Eles fornecem uma conexão upstream. Embora tenha havido várias revisões do conector USB desde que os padrões originais foram implementados, a maioria dos produtos USB ainda usa interfaces de conector A e B.
O conector USB foi projetado intencionalmente para ser conectado corretamente. É impossível conectá-lo de cabeça para baixo. O ícone USB está impresso na parte superior do plugue, facilitando o alinhamento visual. Além disso, os padrões USB especificam que um conector deve suportar um cabo de extensão compatível ou se ajustar às restrições de tamanho.
Existem várias versões de conectores USB, que variam em seus DTRs: USB 1.0 com DTR de 1.5 Mbps e 12 Mbps, USB 2.0 com DTR de 480 Mbps e USB 3.0, ou SuperSpeed, com DTR de até 5 Gbps.
A interface USB substituiu uma ampla gama de interfaces anteriores, como portas seriais e paralelas e carregadores de energia individuais para dispositivos portáteis. Os conectores USB agora são comumente usados com dispositivos como adaptadores de rede e reprodutores de mídia portáteis, bem como consoles de videogame e smartphones. Os conectores USB também são usados para dispositivos que requerem conectores USB menores.