Definição – o que significa conector fêmea?
Um conector fêmea é um tipo de conector que consiste em uma tomada na qual um conector macho pode ser inserido. Geralmente está presente na extremidade de um cabo ou outro hardware de forma que uma conexão física e elétrica segura entre dois ou mais dispositivos seja possível. Um conector macho pode ser convertido em um conector fêmea e vice-versa por uma ferramenta chamada trocador de gênero.
Definirtec explica Conector Feminino
Um conector fêmea é um conector usado para transferência elétrica, física ou de dados. Um conector fêmea tem um ou mais orifícios nos quais um conector macho pode conectar seu condutor tipo plugue exposto firmemente para uma conexão confiável. Os conectores fêmeas são reconhecidos por suas características físicas. Quando o conector macho é removido, o condutor de um conector fêmea não fica exposto como o de um conector macho e não pode entrar em contato acidental com objetos.
Alguns dos exemplos mais comuns de conectores fêmeas são as tomadas elétricas padrão, bem como os conectores de telefone e Ethernet.