Definição – O que significa o Conector Video Graphics Array (VGA)?
Um conector de matriz de gráficos de vídeo (VGA) é um conjunto subminiatura D de 15 pinos de conectores elétricos macho e fêmea que retransmite dados de um computador para um dispositivo de saída. Os conectores VGA são usados para monitores LCD, projetores, televisores de alta definição e assim por diante. A IBM projetou o conector VGA subminiatura D de 15 pinos em 1987 e ele se tornou o conector padrão para dispositivos de saída VGA.
Um conector VGA também é conhecido como conector HD-15, HDB-15, DB-15, DE-15, D-sub 15 e RGB.
Definirtec explica o conector VGA (Video Graphics Array)
Os conectores VGA contêm 15 pinos que são projetados em três fileiras paralelas com 5 pinos cada, e cada pino tem uma especificação exclusiva. Os conectores VGA e os cabos VGA são usados para transportar sinais de vídeo componente analógico vermelho, verde, azul, sincronização horizontal e sincronização vertical (RGBHV). Cabos VGA e conectores VGA também são usados para transportar dados do canal de dados de exibição (DDC) da associação de padrões de eletrônicos de vídeo (VESA).
O conector VGA conectado com o cabo VGA é um conector macho de pinagem, enquanto o conector VGA com o hardware da tela, a placa de vídeo e o dispositivo de saída, é um conector fêmea. Os sucessores analógicos dos conectores VGA são super video graphics array (SVGA) e extended graphics array (XGA).
O conector de interface visual digital (DVI) substituiu o conector VGA porque o conector DVI foi projetado para fornecer uma qualidade de vídeo muito alta em dispositivos de exibição digital. Os conectores VGA são geralmente usados como tecnologia analógica, enquanto o conector DVI é projetado para fornecer dados de vídeo digital não compactados para dispositivos de saída.