Conector de fibra óptica

Definição – o que significa conector de fibra óptica?

Um conector de fibra óptica é um dispositivo flexível que conecta cabos de fibra que requerem uma conexão e desconexão rápida. As fibras óticas terminam as conexões de fibra ótica com o equipamento de fibra ou unem duas conexões de fibra sem emenda. Centenas de tipos de conectores de fibra óptica estão disponíveis, mas o principal diferenciador é definido pelas técnicas e dimensões de acoplamento mecânico. Os conectores de fibra ótica garantem conexões estáveis, pois garantem que as extremidades da fibra sejam opticamente lisas e as posições ponta a ponta estejam alinhadas corretamente.

Um conector de fibra óptica também é conhecido como conector de fibra óptica.

Definirtec explica o conector de fibra óptica

Os conectores de fibra óptica foram introduzidos com a tecnologia de fibra óptica na década de 1980. A maioria dos conectores de fibra são carregados por mola.

Os principais componentes de um conector de fibra óptica são uma ponteira, corpo do subconjunto, cabo, capa de alívio de tensão e invólucro do conector. O ferrolho é feito principalmente de material endurecido, como aço inoxidável e carboneto de tungstênio, e garante o alinhamento durante o acoplamento do conector. O corpo do conector segura a virola e o dispositivo de acoplamento serve para a configuração macho-fêmea.

Os tipos de fibra para conectores de fibra óptica são categorizados em conectores simplex, duplex e múltiplos conectores de fibra. Um conector simplex possui uma fibra terminada no conector, enquanto o duplex possui duas fibras terminadas no conector. Vários conectores de fibra podem ter duas ou mais fibras terminadas no conector. Os conectores de fibra óptica são diferentes de outros conectores eletrônicos porque não possuem um design de jaque e plugue. Em vez disso, eles usam a manga de acoplamento de fibra para fins de conexão.

Os conectores de fibra óptica comuns incluem bicônico, D4, ESCON, FC, FDDI, LC e SC.

  • Os conectores bicônicos usam extremidades cônicas de precisão para ter baixa perda de inserção.
  • Os conectores D4 têm um corpo chaveado para facilitar a interligação.
  • Conectores ESCON são comumente usados ​​para conectar a partir de uma tomada de parede a um dispositivo.
  • O conector FC (conector de conexão fixa) é usado para fibras monomodo e links de comunicação de alta velocidade.
  • O conector FDDI é um conector duplex que utiliza uma cobertura fixa.
  • O conector LC (conector de conexão local) tem o benefício de conjuntos de transmissor / receptor óptico de fator de forma pequeno e é amplamente usado em redes públicas e privadas.
  • O conector SC (conector de assinante) é usado em aplicações simples e múltiplas e é mais adequado para aplicações de alta densidade.