Definição – o que significa Shell?
Um shell é um software que fornece uma interface para que os usuários de um sistema operacional forneçam acesso aos serviços do kernel.
Em sistemas operacionais baseados em Unix ou Linux, um shell pode ser invocado por meio do comando shell na interface de linha de comando (CLI), permitindo que os usuários direcionem as operações por meio de comandos de computador, texto ou script.
Também existem shells para linguagens de programação, proporcionando-lhes autonomia em relação ao sistema operacional e permitindo compatibilidade entre plataformas.
Definirtec explica Shell
A maioria dos shells criados para outros sistemas operacionais oferece equivalentes à funcionalidade do shell Unix. Em sistemas Microsoft Windows, alguns usuários podem nunca usar o shell diretamente, pois os serviços são gerenciados automaticamente. No Unix, os shells são criados por meio da implementação de scripts de inicialização do sistema. Isso também acontece no Windows, mas os scripts de shell geralmente são pré-configurados e executados automaticamente, conforme exigido pelo sistema.
Os shells Unix são divididos em quatro categorias:
- Conchas tipo Bourne
- Cascas semelhantes a conchas C
- Cascas não tradicionais
- Conchas históricas
Em alguns sistemas, o shell é apenas um ambiente onde os aplicativos podem ser executados em um espaço de memória protegido para que os recursos possam ser compartilhados entre vários shells ativos, com o kernel gerenciando as solicitações de recursos de entrada / saída, execução da pilha da CPU ou acesso à memória. Outros sistemas executam tudo dentro de um único shell.