Definição – o que significa comutação de pacotes?
A comutação de pacotes é um processo de transmissão de rede digital no qual os dados são divididos em pedaços ou blocos de tamanhos adequados para transferência rápida e eficiente por meio de diferentes dispositivos de rede. Quando um computador tenta enviar um arquivo para outro computador, o arquivo é dividido em pacotes para que possa ser enviado pela rede da maneira mais eficiente. Esses pacotes são então roteados por dispositivos de rede para o destino.
Definirtec explica a troca de pacotes
Existem dois modos principais de comutação de pacotes:
- Comutação de pacotes sem conexão: cada pacote contém informações completas de endereçamento ou roteamento e é roteado individualmente. Isso pode resultar em entrega fora de ordem e em diferentes caminhos de transmissão, dependendo das cargas variáveis nos diferentes nós da rede (adaptadores, comutadores e roteadores) a qualquer momento. Também conhecido como troca de datagrama.
Na comutação de pacotes sem conexão, cada pacote tem as seguintes informações escritas em sua seção de cabeçalho:
- O endereço de destino
- O endereço de origem
- Número total de peças
- O número de sequência (Seq #) necessário para permitir a remontagem
Depois de chegar ao destino por meio de diferentes rotas, os pacotes são reorganizados para formar a mensagem original.
- Comutação de pacotes orientada à conexão: os pacotes de dados são enviados sequencialmente por uma rota predefinida. Os pacotes são montados, recebem um número de sequência e, em seguida, são transportados pela rede para um destino em ordem. Neste modo, as informações de endereço não são necessárias. Também conhecido como comutação de circuito virtual.