As comunicações fora do horário de expediente referem-se geralmente a qualquer comunicação relacionada com o trabalho que ocorra fora do horário normal de trabalho. Isto pode incluir coisas como e-mail, mensagens de texto, chamadas telefónicas e até mensagens de redes sociais.
Existem algumas razões diferentes pelas quais um empregador pode precisar de comunicar com os empregados fora do horário normal de trabalho. Por exemplo, se há uma situação de emergência no trabalho, ou se há um prazo que precisa ser cumprido.
Alguns empregadores podem ter uma política que proíbe as comunicações fora do horário de trabalho, ou que limita os tipos de comunicações que podem ter lugar fora do horário de trabalho. Isto é frequentemente feito de forma a proteger o equilíbrio entre a vida profissional e familiar dos empregados.
No entanto, nem todos os empregadores têm uma política de comunicações fora do horário de trabalho. Em alguns casos, pode caber a cada empregado decidir se quer ou não responder à comunicação relacionada com o trabalho fora do horário normal de trabalho. O meu empregador pode obrigar-me a trabalhar em regime de plantão? Não, o seu empregador não pode forçá-lo a trabalhar em regime de plantão. No entanto, eles podem exigir que você esteja disponível para trabalhar de plantão se isso fizer parte das suas tarefas de trabalho. Se for obrigado a estar de plantão, você deve ser compensado pelo seu tempo.
O seu patrão pode dizer não se você telefonar a dizer que está doente? Sim, o seu patrão pode dizer não se você telefonar doente, mas eles podem não ter uma razão válida para o fazer. Se o seu patrão negar o seu pedido de um dia de baixa, deve primeiro verificar o seu contrato de trabalho para ver se há alguma provisão que permita ao seu patrão fazer isto. Se não houver tais provisões, então você pode ter motivos para apresentar uma queixa à comissão trabalhista local ou ao departamento de recursos humanos. Qual é a regra das 3 horas em Ontário? Em Ontário, a “regra das 3 horas” é uma diretriz que estabelece que um empregado não deve trabalhar mais de 3 horas sem uma pausa. Esta pausa pode ser remunerada ou não, mas deve ter pelo menos 30 minutos de duração. O objetivo dessa regra é evitar que os empregados trabalhem muito tempo sem um intervalo, o que pode levar à fadiga e a outros problemas de saúde.
Como dizer ao seu chefe que não está a enviar mensagens de texto no fim-de-semana? Não há uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor maneira de dizer ao seu chefe que não está a enviar mensagens de texto no fim-de-semana pode variar dependendo da situação específica e da relação entre si e o seu chefe. No entanto, algumas dicas sobre como abordar esta conversa incluem ser claro e directo na sua comunicação, e fornecer uma razão específica para não estar a enviar mensagens de texto no fim-de-semana. Além disso, pode ser útil enfatizar que você ainda está disponível para comunicação relacionada ao trabalho através de outros canais, tais como e-mail ou telefone.
O meu chefe pode simplesmente aparecer em minha casa?
Em geral, não, o seu chefe não pode simplesmente aparecer em sua casa. No entanto, pode haver algumas excepções a esta regra, dependendo das circunstâncias específicas da sua situação. Por exemplo, se você trabalha remotamente e seu chefe precisa falar com você com urgência, eles podem entrar em contato com você em sua casa para marcar um horário para falar. Além disso, se o seu chefe tiver razões para acreditar que você não está seguindo a política da empresa ou se envolvendo em má conduta, eles podem investigar o assunto falando com você na sua casa. No entanto, na maioria dos casos, o seu chefe não deve simplesmente aparecer em sua casa sem aviso prévio ou consentimento.