Definição – o que significa comunicação serial?
A comunicação serial é uma técnica de comunicação usada em telecomunicações em que a transferência de dados ocorre pela transmissão de dados um bit por vez em uma ordem sequencial em um barramento de computador ou canal de comunicação. É a forma mais simples de comunicação entre um remetente e um destinatário. Devido às dificuldades de sincronização envolvidas na comunicação paralela, junto com o custo do cabo, a comunicação serial é considerada a melhor para comunicação de longa distância.
Definirtec explica a comunicação serial
Ao contrário da comunicação paralela, que é half duplex, a comunicação serial é full duplex, ou seja, a transmissão e o recebimento de sinais podem ocorrer simultaneamente. É o modo mais popular de protocolo de comunicação para a maioria dos dispositivos de instrumentação. Também é popular em dispositivos de computador, dispositivos periféricos e circuitos integrados, que são fornecidos com uma ou mais portas seriais, resultando em nenhum requisito de hardware adicional para comunicação serial.
Existem várias vantagens na comunicação serial. Como há menos condutores em comparação com a comunicação paralela, o problema de cross-talk é significativamente menor. Os cabos de interconexão são menos numerosos e não há necessidade de um serializador / desserializador em qualquer caso. A taxa de transferência de dados, no entanto, pode ser baixa em comparação com a comunicação paralela. No entanto, o problema de distorção do clock que freqüentemente ocorre entre diferentes canais de comunicação não é um problema com a comunicação serial.
Comparada à comunicação paralela, a comunicação serial tem melhor integridade de sinal. Além disso, a comunicação serial é um dos modos de comunicação mais baratos que podem ser implementados e, na comunicação de longa distância, pode fornecer vários benefícios.