Definição – O que significa Computer-To-Plate (CTP)?
Computer-to-plate (CTP) é uma tecnologia de imagem que ajuda a transferir uma imagem digital gerada em um computador diretamente para uma placa de impressão. Antes do CTP, a tecnologia usada era o computador para filme (CTF), onde a saída da imagem era passada para um filme fotográfico, e o filme de saída era então usado para fazer a chapa de impressão. Este processo é semelhante à fotografia em câmara escura. A tecnologia CTP ajuda a eliminar todos os processos da câmara escura e, portanto, é econômica. CTP é um processo muito mais rápido em comparação com a impressão baseada em filme, portanto, a produtividade da impressão aumenta muito.
Definirtec explica Computer-To-Plate (CTP)
A tecnologia CTP é baseada na construção do setter de imagens e na fonte de luz exposta à placa. Existem três tipos de construção diferentes:
- Tambor interno
- Tambor externo
- Setter de imagem plana
E existem dois tipos de fontes de luz: lâmpadas de luz ultravioleta e diodos laser. No caso de diodos de laser, a energia e o comprimento de onda dependem do tipo de placas usadas no sistema. É amplamente utilizado na indústria de impressão de jornais e revistas.
O CTP tem várias vantagens sobre os outros processos de impressão convencionais. A maior vantagem é remover a camada de geração de filme e uso de produtos químicos. O CTP melhora a qualidade da saída, pois os filmes intermediários usados em outros métodos podem apresentar riscos ou outros problemas. No entanto, existem algumas desvantagens no processo de CTP, a maior delas é que a imagem deve estar sempre no formato digital e, caso seja necessária alguma correção, é necessário criar uma placa completamente nova. Mas, no geral, o CTP é preferido por seu processo mais rápido e natureza econômica.