Definição – o que significa computador móvel simples e barato (Simputer)?
Um computador móvel simples e barato (simputer) foi projetado para ser um computador móvel portátil com interatividade baseada em imagem e voz. Simputers foram voltados para pessoas em países em desenvolvimento.
A tecnologia do simputer foi lançada em 2002, mas não foi ativamente comercializada desde 2005 e agora é considerada obsoleta.
Definirtec explica computador móvel simples e barato (Simputer)
A pobreza e o analfabetismo são dois grandes obstáculos para os países do Terceiro Mundo que trabalham para expor suas populações aos computadores. O simputer foi projetado para atender a ambos porque usa gráficos, uma tela de toque e software de texto para voz em vez de depender de texto e um teclado tradicional.
Em 1999, o simputer foi criado pelo India Institute of Science and Encore Software com o objetivo de aproveitar o potencial da tecnologia da informação para o benefício das camadas mais fracas da sociedade.
Usando o sistema operacional Linux, o simputer usa até 64 MB de RAM e pelo menos 32 MB de memória flash. Ele apresentava uma tela sensível ao toque 240×320, modem interno, porta infravermelha e porta USB.
Em 2002, os primeiros dispositivos foram distribuídos para escritórios governamentais na Índia. As unidades também foram usadas para educação eletrônica em algumas áreas, bem como para diagnósticos automotivos, rastreamento de movimentos de remessas e transferência eletrônica de dinheiro na Índia e em outros países em desenvolvimento. No entanto, apenas 4,000 unidades foram vendidas até 2005. Os críticos dizem que o preço do computador o impediu de se tornar o computador do homem pobre que foi projetado para ser.
A tecnologia do Simcomputer é a precursora da tecnologia do tablet PC e agora foi deixada de lado.