Definição – O que significa Computador Automático Universal (UNIVAC)?
O Computador Automático Universal (UNIVAC) é um conjunto de computadores fabricado pela Eckert-Mauchly Computer Company e, posteriormente, pela Sperry / Rand, na década de 1950. O UNIVAC foi precedido pelo Integrador Numérico Eletrônico e Computador (ENIAC) e pelo Computador Automático Binário (BINAC), feitos na década de 1940.
Definirtec explica Computador Automático Universal (UNIVAC)
As máquinas UNIVAC eram grandes computadores de grande porte, do tamanho de veículos ou grandes peças de equipamento. O primeiro modelo, UNIVAC 1, custou US $ 1 milhão em dinheiro da década de 1950. O UNIVAC original foi desenvolvido para o US Census Bureau, mas acabou sendo usado para prever com precisão a eleição de Dwight Eisenhower no ano de 1952. Projetos UNIVAC sucessivos construídos sobre o projeto original, que operavam em cerca de 10,000 operações por segundo.
De muitas maneiras, o UNIVAC representa o nascimento dos computadores modernos, que passaram de mainframes do tamanho de uma sala para pequenos laptops e desktops apenas algumas décadas depois. Devido a fenômenos como a lei de Moore, que previa a duplicação da densidade do transistor, os computadores rapidamente se tornaram menores, mais rápidos e mais capazes. Após uma geração de sua produção, os modelos UNIVAC se tornaram profundamente obsoletos e agora são peças de museu que mostram alguns dos avanços impressionantes de TI que foram feitos no último século.