Definição – o que significa computador analógico?
Um computador analógico é um computador usado para processar dados analógicos. Os computadores analógicos armazenam dados em uma forma contínua de quantidades físicas e realizam cálculos com a ajuda de medidas. É bem diferente do computador digital, que faz uso de números simbólicos para representar os resultados. Os computadores analógicos são excelentes para situações que exigem que os dados sejam medidos diretamente, sem convertê-los em números ou códigos. Os computadores analógicos, embora disponíveis e usados em aplicações industriais e científicas, como sistemas de controle e aeronaves, foram amplamente substituídos por computadores digitais devido à ampla gama de complexidades envolvidas.
Definirtec explica computador analógico
Os computadores analógicos foram as primeiras máquinas desenvolvidas e estavam entre as máquinas mais complicadas para computação analógica e controle de processos. Os dados analógicos não são discretos, mas sim de natureza contínua. Exemplos de tais dados são pressão, temperatura, tensão, velocidade e peso. Um computador analógico usa valores contínuos e não valores discretos. Por causa disso, os processos com um computador analógico não podem ser repetidos para resultados equivalentes exatos. Ao contrário dos computadores digitais, os computadores analógicos são imunes ao ruído de quantização. Alguns dos elementos de computação comuns encontrados em computadores analógicos são geradores de funções, integradores, comparadores e multiplicadores. Dependendo da aplicação, outros componentes especializados também podem ser usados. A programação em um computador analógico envolve a transformação das equações problemáticas no circuito do computador analógico.
Existem certas vantagens associadas aos computadores analógicos. Operação em tempo real e computação simultânea são possíveis com a ajuda de computadores analógicos. Os computadores analógicos também podem fornecer aos usuários uma visão dos problemas e erros em caso de problemas analógicos.