Definição – O que significa Visual Computing?
A computação visual é uma área da computação que trata da aquisição, análise e síntese de dados visuais por meio do uso de recursos computacionais. Abrange vários campos da ciência (ciência da computação, em particular), matemática, física e ciências cognitivas. A computação visual visa nos permitir controlar e interagir com as atividades por meio da manipulação de imagens visuais, seja como objetos diretos ou, simplesmente, representações de objetos não visuais. As mídias envolvidas podem ser imagens, modelos 3D, vídeos, diagramas de blocos e até ícones simples.
Definirtec explica computação visual
A computação visual é um campo bastante amplo com muitos subcampos, mas todos estão relacionados ao aspecto visual da computação. A computação visual lida com tudo relacionado a recursos visuais de computador – de hardware a equações matemáticas por trás de cada pixel de cor. Seu objetivo principal é usar entidades visuais para a manipulação de tudo ao nosso redor, tangível ou intangível. A computação visual pode ser dividida em dois ramos principais, da seguinte maneira:
- Ambiente de computador visual: O paradigma visual usado na interação humana com computadores – a combinação de multimídia e texto, em vez de texto simples sozinho.
- Aplicativos visuais: lidam com grandes quantidades de dados de imagem, como sequências de vídeo e 3D, juntamente com imagens, diagramas e qualquer entidade visível relacionada a computadores. Normalmente, no entanto, as pessoas entendem e associam a computação visual com vídeo, animação e modelagem e design 3D (CAD), que é apenas uma das duas áreas principais do campo.