Definição – o que significa computação suportável?
Computação suportável é um termo para muitos tipos diferentes de tecnologias de computação que podem ser usadas no corpo, ou carregadas como implantes, ou de outra forma temporária ou permanentemente instaladas no corpo. Essa definição ampla pode incluir novos itens vestíveis como Google Glass, implantes inteligentes como marcapassos sofisticados ou implantes cocleares, ou qualquer outro tipo de tecnologia que circule com um indivíduo. A computação suportável pode ser usada em desenvolvimento militar, pesquisa de mercado de consumo e muitos outros campos e indústrias.
Definirtec explica computação suportável
A definição detalhada de computação suportável depende da semântica. As pessoas falam sobre computação vestível como dispositivos usados em ou dentro de roupas ou acessórios. Essa categoria normalmente não inclui implantes. Em contraste, a computação suportável pode incluir implantes e dispositivos incorporados, bem como os vestíveis.
Os dispositivos de computação suportáveis têm muitas aplicações. Eles podem ajudar a complementar ou substituir os sentidos naturais do corpo, como a visão ou o som. Eles podem ajudar na multitarefa ocupacional ou pessoal, como no caso do Bluetooth, que permite a comunicação mãos-livres. Muitas aplicações de computação suportável envolvem chips ou implantes que o usuário não precisa manter ao longo do tempo ou manipular fisicamente. Em vez disso, esses dispositivos inteligentes podem fornecer informações em tempo real por conta própria.
Outra aplicação prática principal da computação suportável é fornecer informações acionáveis sobre o corpo humano. Os relógios inteligentes, agora comuns, usados para coletar sinais vitais, como frequência cardíaca e pressão arterial, são bons exemplos disso. Certos tipos de implantes também coletam informações em tempo real sobre os sinais vitais.
Embora os dispositivos de computação suportáveis possam ser usados para simular os sentidos humanos, eles também podem ser usados para aprimorá-los de muitas maneiras diferentes. Novas classes de dispositivos conhecidos como dispositivos de realidade aumentada podem adicionar visuais adicionais a um campo de visão humano, seja como camadas ou como um campo de visão virtual. Esses tipos de tecnologias, evidentes em dispositivos como o Google Glass, podem ajudar a fornecer às pessoas mais informações sobre seus arredores ou, alternativamente, podem usar tecnologias como processamento de imagens para ajudá-las a desenvolver mais informações sobre o que estão vendo.