Definição – o que significa computação sem servidor?
A computação sem servidor é um tipo de computação em nuvem em que o cliente não precisa provisionar servidores para que o código de back-end seja executado, mas acessa os serviços conforme necessário. Em vez disso, o provedor de nuvem inicia e interrompe uma plataforma de contêiner como serviço conforme as solicitações chegam e o provedor cobra de acordo.
Definirtec explica a computação sem servidor
A computação sem servidor é uma abordagem à computação em nuvem em que o cliente simplesmente faz solicitações de uma plataforma de contêiner como serviço (PaaS) e o provedor inicia e interrompe a PaaS conforme necessário. O cliente fica livre da necessidade de alugar, comprar e configurar servidores antecipadamente. As ofertas sem servidor incluem AWS Lambda e OpenWhisk.
O termo é um pouco impróprio, já que os servidores ainda funcionam nos bastidores, mas do ponto de vista do cliente, simplesmente fazem solicitações, semelhante a passar por uma API. O conceito é uma conseqüência lógica da filosofia de que os clientes da nuvem devem pagar apenas pelo que precisam. A computação sem servidor atrai clientes que não querem gastar tempo ou dinheiro provisionando servidores. A desvantagem da abordagem é que os clientes podem enfrentar latência, limites de recursos ou problemas de desempenho.