Definição – o que significa computação quântica?
A computação quântica é um modelo de computação ainda teórico que usa uma forma muito diferente de manipulação de dados para realizar cálculos. O surgimento da computação quântica é baseado em um novo tipo de unidade de dados que poderia ser chamada de não binária, pois possui mais de dois valores possíveis.
Definirtec explica Quantum Computing
Um computador tradicional trabalha com bits de dados que são binários, ou booleanos, com apenas dois valores possíveis: 0 ou 1. Em contraste, um bit quântico, ou “qubit”, tem valores possíveis de 1, 0 ou uma sobreposição de 1 e 0, no caso de um valor desconhecido. De acordo com os cientistas, os qubits são baseados em átomos físicos e estruturas moleculares. No entanto, muitos acham útil teorizar um qubit como uma unidade de dados binários com superposição.
O uso de qubits torna o modelo de computador quântico prático bastante difícil. O hardware tradicional requer alteração para ler e usar esses valores desconhecidos. Outra ideia, conhecida como emaranhamento, usa a teoria quântica para sugerir que valores precisos não podem ser obtidos da maneira como os computadores tradicionais leem bits binários. Também foi sugerido que um computador quântico é baseado em um modelo não determinístico, onde o computador tem mais de um resultado possível para qualquer caso ou situação. Cada uma dessas ideias fornece uma base para a teoria da computação quântica real, que ainda é problemática no mundo da tecnologia de hoje.