Definição – o que significa computação perceptual?
Computação perceptual é um termo novo e um tanto confuso em TI. A definição comum de computação perceptual é um avanço geral na tecnologia em que os computadores são mais capazes de sentir ou analisar o ambiente ao seu redor e responder de acordo. A computação perceptual tem muito potencial para mudar as interfaces do usuário final por meio das quais os humanos interagem com os computadores.
Definirtec explica Perceptual Computing
Um dos elementos confusos da computação perceptual é que, enquanto muitas das empresas que desenvolvem tecnologias de computação perceptual a definem como um tipo de ambiente sensorial para computadores e um fenômeno de mudança de interface, alguns sites importantes como a Wikipedia definem ‘computação perceptual’ como o produto específico de um cientista azerbaijano chamado Zadeh, que trabalhou na construção de interfaces linguísticas usando conjuntos fuzzy.
Novamente, embora esse tipo de pesquisa possa ser descrito como computação perceptual, uma definição mais comum envolve interfaces sensoriais. Por exemplo, os especialistas acreditam que a computação perceptual em breve mudará as estações de trabalho e periféricos que usamos, o mouse, o teclado e a tela de um laptop, substituindo-os por estações de trabalho onde as pessoas podem falar, fazer gestos e inserir comandos para o computador de forma natural e sensorial forma, em vez da manipulação de um mouse ou teclas.
Os dispositivos móveis já fizeram isso com comandos touchscreen baseados em gestos. Os especialistas prevêem que novos comandos sensoriais serão removidos de uma tela sensível ao toque. Em outras palavras, o computador veria gestos humanos e os interpretaria para entrada de comando. Esta é apenas uma parte de como a computação perceptual mudará nosso uso de computadores e nos desvinculará de alguns aspectos físicos de nossas estações de trabalho tradicionais.