Definição – O que significa Computação Neuromórfica?
A computação neuromórfica utiliza uma abordagem ou método de engenharia baseado na atividade do cérebro biológico. Esse tipo de abordagem pode tornar as tecnologias mais versáteis e adaptáveis, e promover resultados mais vibrantes do que outros tipos de arquiteturas tradicionais, por exemplo, a arquitetura de von Neumann que é tão útil no design de hardware tradicional.
A computação neuromórfica também é conhecida como engenharia neuromórfica.
Definirtec explica computação neuromórfica
A computação neuromórfica já existe há algum tempo, mas agora está começando a ser aplicada de maneiras novas e diferentes. Um bom exemplo é a proposta de criar chips neuromórficos de natureza mais complexa do que os microprocessadores tradicionais. Os chips neuromórficos teriam arquiteturas mais parecidas com os neurônios do cérebro humano, permitindo que processassem informações de maneiras mais especializadas.
Os especialistas explicam que os chips de von Neumann, usados nas décadas anteriores à medida que a lei de Moore se acelerou, eram “primitivos” em comparação com os novos designs. Os designs de desempenho do microprocessador “legado” foram feitos mais para processar números e lidar com big data do que para processar imagens visualmente ou fazer os tipos de trabalho de alto nível que os sistemas de aprendizado de máquina e inteligência artificial de hoje exigem. A ideia é que novos chips neuromórficos poderiam ser feitos para cumprir mais facilmente esses novos tipos de objetivos tecnológicos.