Computação evolutiva

Definição – o que significa computação evolucionária?

A computação evolucionária é um subcampo da inteligência artificial intimamente ligado à inteligência computacional, envolvendo muitos problemas de otimização combinatória e otimização contínua.

É empregado em sistemas de solução de problemas que usam modelos computacionais com processos evolutivos como os principais elementos de design. É uma abstração do conceito evolucionário em biologia, uma vez que lida com métodos e conceitos que estão contínua e seletivamente evoluindo e otimizando.

Definirtec explica Computação Evolutiva

Computação evolutiva é um nome geral para um grupo de técnicas de resolução de problemas cujos princípios são baseados na teoria da evolução biológica, como herança genética e seleção natural.

Essas técnicas são aplicadas a uma variedade de problemas, desde aplicações práticas da indústria, como algoritmos analíticos e de previsão, até pesquisas científicas de ponta, como dobramento de proteínas.

A computação evolutiva é geralmente implementada em sistemas de computador que são usados ​​para resolver problemas, implementando técnicas como algoritmos evolutivos, evolução diferencial, algoritmos genéticos e busca de harmonia.

As técnicas neste campo são usadas em problemas que têm muitas variáveis ​​para os algoritmos tradicionais considerarem e em momentos em que a abordagem para resolver um problema específico não é bem compreendida.