Definição – O que significa Fabric Computing?
A computação em malha é um processo por meio do qual um conjunto de nós e links de computação são conectados de forma que se assemelham a uma malha quando vistos coletivamente. A computação em malha é um sistema de computação de alto desempenho que consiste em armazenamento conectado, rede e funções de processamento paralelo interligadas entre si por meio de conexões de alta largura de banda.
A computação em malha também é conhecida como computação unificada e está relacionada a malha unificada, malha de data center, computação em grade e data centers unificados.
Definirtec explica Fabric Computing
A computação em malha foi derivada e desenvolvida a partir dos conceitos, operação e funcionalidade da computação em grade. Esse tipo de infraestrutura é projetado de forma que uma quantidade substancial de recursos de computação baseados em hardware sejam conectados para representar uma infraestrutura de computação unificada e integrada. O pool de infraestrutura criado por meio da computação em malha tem a capacidade de escalar de forma robusta, fornece serviços de processamento paralelo e tem capacidade de reconfiguração dinâmica e flexível.
O termo tecido é usado para representar recursos de computação, como processadores, memória, armazenamento e outros componentes que estão interligados ou entrelaçados entre si para trabalhar e operar de forma coesa.