Definição – O que significa Cloud Computing?
A computação em nuvem é a utilização de diversos serviços, como plataformas de desenvolvimento de software, servidores, armazenamento e software, na Internet, muitas vezes denominada “nuvem”.
Em geral, existem três características de computação em nuvem que são comuns a todos os fornecedores de computação em nuvem:
- O back-end do aplicativo (especialmente hardware) é totalmente gerenciado por um fornecedor de nuvem.
- O usuário paga apenas pelos serviços utilizados (memória, tempo de processamento e largura de banda, etc.).
- Os serviços são escaláveis
Muitos avanços da computação em nuvem estão intimamente relacionados à virtualização. A capacidade de pagar sob demanda e escalar rapidamente é em grande parte resultado da capacidade dos fornecedores de computação em nuvem de agrupar recursos que podem ser divididos entre vários clientes.
É comum categorizar os serviços de computação em nuvem como infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) ou software como serviço (SaaS).
Definirtec explica computação em nuvem
Alguns consideram a computação em nuvem um chavão excessivamente usado que foi exagerado pelos departamentos de marketing de grandes empresas de software. Um argumento comum dos críticos é que a computação em nuvem não pode ter sucesso porque significa que as organizações devem perder o controle de seus dados, como um provedor de e-mail que armazena dados em vários locais ao redor do mundo. Uma grande empresa regulamentada, como um banco, pode ser obrigada a armazenar dados nos Estados Unidos. Embora este não seja um problema insuperável, ele demonstra o tipo de problema que algumas empresas podem ter com a computação em nuvem.
Os proponentes da computação em nuvem apontam que ela é um novo paradigma no desenvolvimento de software, onde organizações menores têm acesso ao poder de processamento, armazenamento e processos de negócios que antes estavam disponíveis apenas para grandes empresas.
O nome computação em nuvem vem do uso tradicional da nuvem para representar a internet – ou uma rede de longa distância (WAN) – em diagramas de rede ou fluxogramas.