Definição – o que significa computação em memória?
A computação in-memory é o armazenamento de informações na memória principal de acesso aleatório (RAM) de servidores dedicados, e não em bancos de dados relacionais complicados operando em unidades de disco relativamente lentas. A computação in-memory ajuda os clientes empresariais, incluindo varejistas, bancos e serviços públicos, a detectar rapidamente padrões, analisar grandes volumes de dados em tempo real e realizar suas operações rapidamente. A queda nos preços da memória no mercado atual é um fator importante que contribui para o aumento da popularidade da tecnologia de computação in-memory. Isso tornou a computação in-memory econômica entre uma ampla variedade de aplicativos.
Definirtec explica a computação em memória
Muitas empresas de tecnologia estão fazendo uso dessa tecnologia. Por exemplo, a tecnologia de computação in-memory desenvolvida pela SAP, chamada High-Speed Analytical Appliance (HANA), usa uma técnica chamada compactação de dados sofisticada para armazenar dados na memória de acesso aleatório. O desempenho do HANA é 10,000 vezes mais rápido quando comparado aos discos padrão, o que permite que as empresas analisem os dados em questão de segundos em vez de longas horas.
Algumas das vantagens da computação in-memory incluem:
- A capacidade de armazenar em cache inúmeras quantidades de dados constantemente. Isso garante tempos de resposta extremamente rápidos para pesquisas.
- A capacidade de armazenar dados da sessão, permitindo a personalização das sessões ao vivo e garantindo o desempenho ideal do site.
- A capacidade de processar eventos para melhorar o processamento de eventos complexos