Definição – o que significa computação em hiperescala?
A computação em hiperescala refere-se às instalações e provisionamento necessários em ambientes de computação distribuída para escalar com eficiência de alguns servidores a milhares de servidores. A computação em hiperescala geralmente é usada em ambientes como big data e computação em nuvem. Além disso, geralmente é conectado a plataformas como o Apache Hadoop.
O projeto estrutural da computação em hiperescala costuma ser diferente da computação convencional. No design de hiperescala, construções de computação de alto nível, como aquelas normalmente encontradas em sistemas blade, são normalmente abandonadas. A hiperescala favorece um design de produto simplificado que é extremamente econômico. Esse nível mínimo de investimento em hardware facilita o financiamento dos requisitos de software do sistema.
Definirtec explica Hyperscale Computing
Os seguintes elementos de design foram descontinuados na computação em hiperescala:
- As redes superiores de armazenamento em array são substituídas por armazenamento conectado localmente e em rede.
- Redes dedicadas de computação, gerenciamento e armazenamento são substituídas por LANs virtuais.
- A comutação de rede é substituída por elementos de rede de commodities.
- Os sistemas blade são substituídos por componentes de computação de commodities.
- Dispositivos de hardware destinados a rastreamento e supervisão são substituídos por programas de software e aplicativos cuidadosamente projetados.
- Dispositivos hot-swappable destinados a alta disponibilidade são substituídos em favor de uma configuração de hardware eficiente.
- Fontes de alimentação obsoletas são removidas.
A arquitetura de computação em hiperescala está disponível na forma de uma única unidade, que faz uso de rede convergente, uma combinação de armazenamento local e conectado à rede ou como software de gerenciamento incorporado em um formato modesto.
Os clientes que adotam soluções de computação em hiperescala se beneficiam de um investimento de custo excepcionalmente baixo, já que um sistema com configuração mínima pode executar um nível básico de máquinas virtuais em um sistema dedicado e privado. A arquitetura de computação em hiperescala também funciona com eficácia em implementações de grande escala, onde milhares de máquinas virtuais estão sendo operadas.
A arquitetura hiperescala inclui recursos-chave, como escalabilidade horizontal destinada a melhor desempenho e alto rendimento, bem como redundância destinada a tolerância a falhas e alta disponibilidade. Aplicativos bem projetados, combinados com uma arquitetura de hiperescala eficiente, oferecem às empresas uma ferramenta potente para controlar um negócio ágil, permitindo-lhes obter vantagem sobre seus concorrentes.