Definição – O que significa computação em grade baseada em nuvem?
A computação em grade baseada em nuvem é comumente descrita como o uso de computadores conectados a um sistema de nuvem pública, a fim de realizar grandes tarefas colaborativas.
Definirtec explica computação em grade baseada em nuvem
O problema com o termo “computação em grade baseada em nuvem” é que ele realmente combina dois termos diferentes que o pessoal de TI costuma diferenciar um do outro de maneiras específicas.
No uso comum, os termos “nuvem” e “grade” são vistos como duas ideias separadas e concorrentes. Por exemplo, o termo “grade pré-nuvem” refere-se à tendência durante a década de 1990 e no início do milênio, quando as operações de TI começaram a se afastar dos grandes sistemas de mainframe ao conectar grandes conjuntos de computadores conectados à Internet ou LAN. A computação em grade em geral envolve o uso dessas peças distribuídas de hardware para buscar objetivos comuns que requerem um alto grau de processamento e computação – pense em termos de grandes projetos de pesquisa estatística ou a coleta em tempo real de dados complexos.
Alguns levam a justaposição de grade e nuvem um passo adiante e falam sobre grade versus nuvem e os benefícios e desvantagens de cada uma. Em geral, o consenso é que a computação em grade como um todo pode oferecer alto desempenho, mas a computação em nuvem pública ou outros sistemas de computação em nuvem podem oferecer mais escalabilidade, que é a capacidade de antecipar mudanças na demanda. Alguns especialistas em TI falam sobre como a nuvem eclipsou a grade porque, em vez de construir sistemas de hardware, os clientes podem apenas solicitar sistemas sob demanda de provedores de nuvem.
Tecnicamente, a computação em grade baseada em nuvem pode apresentar uma série de elementos de hardware trabalhando juntos em grandes projetos, em uma plataforma de nuvem pública. Também é importante notar que muitas pessoas que falam sobre nuvem vs. grade observam como a computação em grade é frequentemente feita por grandes instituições ou agências governamentais, onde a computação em nuvem é um método ideal para a empresa média.