Computação elástica (ec)

Definição – O que significa Elastic Computing (EC)?

A computação elástica é um conceito de computação em nuvem em que os recursos de computação podem ser aumentados e reduzidos facilmente pelo provedor de serviços em nuvem. A computação elástica é a capacidade de um provedor de serviços em nuvem fornecer potência de computação flexível quando e onde necessário. A elasticidade desses recursos pode ser em termos de capacidade de processamento, armazenamento, largura de banda, etc.

Definirtec explica Elastic Computing (EC)

A computação em nuvem trata do provisionamento de recursos de computação sob demanda com a simplicidade de um clique do mouse. A quantidade de recursos que podem ser obtidos por meio da computação em nuvem incorpora quase todas as facetas da computação, desde o poder de processamento bruto até o enorme espaço de armazenamento.

Além de fornecer esses serviços sob demanda, os recursos são elásticos por natureza, ou seja, podem ser facilmente dimensionados dependendo dos requisitos de recursos subjacentes em tempo de execução, sem ao menos interromper as operações e essa capacidade é conhecida como computação elástica. Em pequena escala, isso é feito manualmente, mas para instalações maiores, a escala é automática. Por exemplo, um grande provedor de vídeo online pode configurar um sistema para que o número de servidores da web online seja dimensionado durante os horários de pico de exibição.