Definição – O que significa Computação Distribuída (DCI)?
A computação distribuída se refere a um campo da ciência da computação que pesquisa sistemas distribuídos. Um sistema distribuído inclui vários computadores que se conectam e se comunicam por meio de uma rede de computadores. Os computadores se comunicam entre si para atingir um objetivo comum.
Os sistemas de computador distribuídos incluem vários componentes de software que são instalados em vários computadores, mas funcionam como um sistema individual. Os computadores que operam em um sistema distribuído podem estar fisicamente próximos e conectados por meio de uma rede local. Ou podem estar distantes geograficamente e conectados por meio de uma rede de longa distância.
Definirtec explica Computação Distribuída (DCI)
Os sistemas distribuídos incluem várias configurações possíveis, como computadores pessoais, mainframes, minicomputadores, estações de trabalho, etc. Um programa de computador que opera em um sistema distribuído é conhecido como um programa distribuído, enquanto o procedimento para escrever tais programas é chamado de programação distribuída.
Os sistemas distribuídos oferecem vários benefícios em comparação com os sistemas centralizados. Esses incluem:
- Escalabilidade: O sistema distribuído pode ser facilmente estendido com a adição de mais máquinas, conforme necessário.
- Redundância: muitas máquinas podem oferecer os mesmos serviços. Portanto, mesmo que uma máquina não esteja disponível, as tarefas não são afetadas. Além disso, devido ao uso de muitas máquinas menores, essa redundância é relativamente barata.
Os sistemas de computação distribuída podem operar em hardware fornecido por vários fornecedores. Ele pode fazer uso de muitos componentes de software baseados em padrões diferentes. Esses sistemas são autossuficientes e não dependem muito do software fundamental. Eles são capazes de usar uma variedade de protocolos de comunicação, bem como operar em vários sistemas operacionais. Para realizar comunicações entre máquinas, eles usam TCP / IP ou SNA em Ethernet ou Token Ring.
Os computadores usados na computação distribuída usam um modelo cliente-servidor.