Definição – O que significa Computação Pervasiva?
A computação difusa é uma tendência emergente associada à incorporação de microprocessadores em objetos do dia-a-dia, permitindo-lhes comunicar informações. Também é conhecido como computação ubíqua. Os termos onipresente e difundido significam “existente em todos os lugares”. Os sistemas de computação invasivos estão totalmente conectados e disponíveis de forma consistente.
A computação difusa ultrapassa a arena dos desktops, de modo que virtualmente qualquer dispositivo, de roupas a utensílios de cozinha, pode ser incorporado a microchips, conectando esses dispositivos a uma rede ilimitada de outros gadgets.
Definirtec explica Computação Pervasiva
A computação difusa cria um ambiente discreto com conectividade total e integrada à Internet.
Uma combinação de tecnologias é usada para tornar a computação difusa possível, como recursos de Internet, reconhecimento de voz, rede, inteligência artificial e computação sem fio. Os dispositivos de computação difusa tornam as atividades de computação do dia a dia extremamente fáceis de acessar. A computação difusa também tem uma série de aplicações em potencial, que vão desde atendimento domiciliar e saúde até rastreamento geográfico e sistemas de transporte inteligentes.
Um problema distinto com a computação difusa é que ela não é totalmente segura. Os dispositivos e tecnologias usados na computação pervasiva não se prestam bem à segurança de dados típica. Isso ocorre porque eles se combinam de maneira ad hoc na rede difusa. Como tal, modelos de confiança devem ser desenvolvidos a fim de garantir maior segurança. Outras desvantagens da computação pervasiva incluem conexões de linha frequentes que são interrompidas, conexões lentas, custos operacionais muito caros, larguras de banda de host que são limitadas por natureza e dados dependentes da localização. Todas essas instâncias podem impedir a segurança da computação difusa porque resultam em várias vulnerabilidades do sistema.