Definição – O que significa Edge Computing?
A computação de ponta em TI é definida como a implantação de atividades de manipulação de dados ou outras operações de rede longe de segmentos de rede centralizados e sempre conectados, e em direção a fontes individuais de captura de dados, como terminais como laptops, tablets ou smartphones. Por meio desse tipo de engenharia de rede, os profissionais de TI esperam melhorar a segurança da rede e aprimorar outros resultados da rede.
Definirtec explica Edge Computing
Geralmente, o termo “computação de ponta” é usado como uma espécie de pega-tudo para várias tecnologias de rede, incluindo rede ponto a ponto ou rede ad hoc, bem como vários tipos de configurações de nuvem e outros sistemas distribuídos. Outro tipo predominante de rede de borda é a computação ou rede móvel de borda, uma arquitetura que utiliza a borda da rede celular para operações.
Um dos principais usos da computação de ponta é melhorar a segurança da rede. Há muita preocupação com a arquitetura de segurança na era da Internet das coisas, onde cada vez mais dispositivos diversos estão obtendo diferentes tipos de acesso a uma rede. Uma estratégia é buscar a computação de ponta para agregar dados ainda mais longe e criptografá-los conforme eles passam, por exemplo, através de firewalls e perímetros.
A computação de borda também pode diminuir a distância que os dados devem percorrer em uma rede ou ajudar com um modelo de virtualização de rede detalhado.
A computação de borda funciona de várias maneiras e contribui para as arquiteturas de TI em diferentes capacidades. É um meio frequente e popular de aprimorar as redes para promover a eficiência e a segurança mais eficiente dos sistemas de negócios.