Computação conversacional

Definição – o que significa computação conversacional?

A computação conversacional é um estilo de interação humano-computador em que os usuários conversam com um programa de computador por meio de um chat de texto ou voz. Dois dos tipos mais comuns de programas de computação de conversação são assistentes digitais como o Siri da Apple e chatbots. A computação conversacional faz uso de processamento de linguagem natural e inteligência artificial.

Definirtec explica computação conversacional

A computação conversacional envolve usuários que interagem com programas de computador por meio de comandos de voz. Um dos tipos mais comuns de computação de conversação é o chatbot. Os chatbots são cada vez mais comuns no atendimento ao cliente para suporte técnico, compras e reservas de viagens.

Alexa da Amazon, Cortana da Microsoft e Siri da Apple são exemplos de assistentes digitais que respondem a comandos de voz em dispositivos móveis.

Os defensores da computação conversacional dizem que é um novo paradigma na interação com computadores, mas o conceito já existe na ficção científica há muito tempo. O exemplo mais notável é a interação do computador na série de TV original “Star Trek” na década de 1960.