Definição – o que significa computação colaborativa?
A computação colaborativa é descrita como um fenômeno em que ferramentas de tecnologia moderna facilitam e aprimoram o trabalho em grupo que existe por meio de tecnologia distribuída – em que indivíduos colaboram de locais remotos.
Definirtec explica computação colaborativa
Muitos tipos diferentes de ferramentas e tecnologias modernas constituem recursos de programação colaborativa. Alguns dos primeiros sistemas se concentraram em como permitir que grupos em locais distribuídos visualizassem arquivos, compartilhassem informações e conversassem entre si para concluir projetos. À medida que a computação colaborativa e a tecnologia geral evoluíram, os programas de videoconferência e conferência multi-recursos aumentaram a aposta no fornecimento de plataformas sofisticadas onde equipes remotas poderiam completar tarefas como gerenciamento de conteúdo ou trabalhar em todo o “ciclo de vida” de um produto ou serviço.
As ferramentas de computação colaborativa realmente abrangem toda a gama – o Google Hangouts pode ser chamado de “computação colaborativa”. Algumas das plataformas proprietárias que equipes remotas usam para fornecer design gráfico ou projetos de cópia também podem ser chamadas de ferramentas de computação colaborativa. É importante observar que, embora as primeiras tecnologias de computação colaborativa se concentrassem em reunir pessoas em lugares diferentes, muitas das ferramentas de hoje se concentram mais em simplificar e organizar o trabalho colaborativo de grandes grupos de pessoas que podem realmente estar no mesmo campus de negócios ou em outro local .
Grande parte da infraestrutura de computação colaborativa moderna oferecida às empresas envolve a redução do tempo face a face e a substituição de reuniões e interações face a face por digitais. A computação colaborativa pode atender a uma empresa de muitas maneiras diferentes, de acordo com sua pegada e necessidades operacionais.