Definição – o que significa computação ciente do contexto?
A computação ciente de contexto é essencialmente um tipo de operação de computador que antecipa casos de uso ou, em outras palavras, funciona de forma personalizada com base no contexto das atividades do usuário. Isso pode se aplicar às atividades de um usuário no dispositivo ou ao ambiente físico no qual o dispositivo está sendo usado.
Definirtec explica a computação sensível ao contexto
Em geral, a computação com reconhecimento de contexto se baseia em princípios de engenharia que foram feitos de acordo com a forma como as pessoas devem usar os computadores ou dispositivos em questão. A computação ciente de contexto tem muito em comum com os princípios da interação homem-computador; uma diferença notável, no entanto, é que, com a computação ciente de contexto, a maioria das soluções que oferecem essa funcionalidade superior e mais sofisticada são aplicadas em tempo de execução, de acordo com a entrada, no contexto geral desse uso específico.
Exemplos de computação com reconhecimento de contexto incluem o novo design de dispositivos móveis que alternam entre a orientação vertical e a horizontal, dependendo de como estão posicionados. Outro exemplo são os aparelhos que mudam suas telas e iluminação de acordo com a quantidade de luz da sala onde estão sendo usados. Um conceito muito novo que poderia ser chamado de computação ciente de contexto é a inclusão de elementos mecânicos e sensoriais em futuros dispositivos móveis que os ajudem a se ajustar para minimizar os danos quando forem derrubados.
A computação ciente de contexto busca antecipar as maneiras pelas quais os computadores precisarão do suporte dos usuários em situações específicas, seja em ambientes internos ou externos, em fábricas ou escritórios, ou em qualquer outro tipo de situação em que uma pessoa dependa de um hardware para completar uma tarefa. Este é um elemento importante no design de tecnologia de ponta para os mercados de consumo e negócios de hoje.