Definição – o que significa computação analógica?
Um computador analógico é um computador ou dispositivo que usa meios físicos, como componentes mecânicos ou hidráulicos para fazer tarefas de computação, em vez de usar circuitos eletrônicos para manipular os resultados das tecnologias digitais. Os computadores analógicos representaram os primeiros esforços dos engenheiros para criar dispositivos de computação poderosos, nos quais os computadores digitais rapidamente assumiram o controle conforme tecnologias como portas lógicas e placas de circuito eram pioneiras.
Definirtec explica computação analógica
Os primeiros exemplos de computadores analógicos incluem o mecanismo analítico de Charles Babbage e outros designs da época, como o tear Jacquard. Esses primeiros computadores funcionavam por meio de processos mecânicos com peças físico-mecânicas. Outro exemplo é a máquina Enigma usada para quebrar a criptografia alemã na Segunda Guerra Mundial. Dizia-se que alguns tipos de hardware posteriores a essa era criaram uma ponte entre o design analógico e o físico, por exemplo, os sistemas de cartão perfurado amplamente usados dos primeiros mainframes para entrada de dados.
Embora os computadores analógicos estejam amplamente obsoletos, ainda existem alguns esforços para pesquisar o uso de computadores analógicos em sistemas de controle e para outros usos especializados.