Definição – o que significa computação acelerada por GPU?
A computação acelerada por GPU é o emprego de uma unidade de processamento gráfico (GPU) junto com uma unidade de processamento de computador (CPU) para facilitar as operações de processamento intensivo, como aprendizado profundo, análises e aplicativos de engenharia. Desenvolvido pela NVIDIA em 2007, a GPU fornece desempenho de aplicativo muito superior, removendo seções de aplicativo de processamento intensivo para GPU. A implantação da computação acelerada por GPU está crescendo em popularidade devido à grande variedade de aplicativos em que pode ser usada, como inteligência artificial, drones, robôs ou carros autônomos.
Definirtec explica computação acelerada por GPU
A GPU ajuda a fornecer desempenho superior para aplicativos de software. Da perspectiva do usuário, a computação acelerada por GPU torna os aplicativos mais rápidos. Funções de computação aceleradas por GPU movendo as seções de computação intensiva dos aplicativos para a GPU, enquanto as seções restantes podem ser executadas na CPU. Enquanto a CPU é composta de núcleos projetados para processamento serial sequencial, a GPU é projetada com uma arquitetura paralela que consiste em núcleos mais eficientes, porém menores, que podem facilmente lidar com várias tarefas em paralelo. Como resultado, na computação acelerada por GPU, enquanto os cálculos sequenciais são realizados na CPU, cálculos altamente complicados são computados em paralelo na GPU. Outra característica saliente da computação acelerada por GPU é o suporte oferecido a todos os modelos de programação paralela, ajudando assim os designers e desenvolvedores de aplicativos a fornecer desempenho de aplicativo superior.
A computação acelerada por GPU tem sido amplamente utilizada em edição de vídeo, imagens médicas, simulações de fluidos, gradação de cores e aplicativos empresariais, e seu uso é promissor em campos complexos, como inteligência artificial e aprendizado profundo.