Compressão sem perdas

Definição – o que significa compressão sem perdas?

A compactação sem perdas envolve a compactação de dados de forma que o conjunto de dados original seja totalmente reconstruído na reversão da compactação. Isso contrasta com a compactação “com perdas”, em que alguns dados podem ser perdidos no processo de reversão.

A compressão sem perdas também é conhecida como compressão de áudio sem perdas.

Definirtec explica a compressão sem perdas

Uma maneira geral de pensar sobre a compactação sem perdas é que, para muitos tipos de arquivos, incluindo programas executáveis ​​e módulos de código, é absolutamente necessário que todos os dados em um formato compactado sejam totalmente reconstruídos quando a compactação for revertida. Tecnologias como utilitários de arquivo zip fornecem esse tipo de serviço, enquanto a descompactação de arquivos leva a conjuntos de dados totalmente reconstituídos. Em contraste, para música, imagem ou vídeo, pode ser aceitável haver alguma perda de dados após a compressão. Isso porque, embora a qualidade da mídia possa ser afetada, esses formatos ainda serão digeríveis e úteis com alguma perda de dados.

A obtenção da compressão sem perdas funciona por meio de conjuntos de algoritmos altamente sofisticados. Muitos deles incluem modelar os dados para compactação para avaliar como reduzir o espaço de armazenamento necessário sem afetar a reconstituição do conjunto de dados. Os especialistas apontam que todos os tipos de estratégias de compressão sem perdas funcionam de maneira diferente. Qualquer técnica que possa diminuir os requisitos de armazenamento e, ao mesmo tempo, fornecer reconstituição total dos dados, pode ser descrita como compactação sem perdas. Alguns deles trabalham com base na construção de dados prováveis ​​versus improváveis, onde algoritmos podem adivinhar ou prever como os conjuntos de dados podem ser reunidos para reconstituir um arquivo.

Um exame mais detalhado dos algoritmos de compactação sem perdas mostra que muitos deles funcionam com base no princípio de eliminação ou tratamento da redundância. Usando estratégias como substituições de strings de bits e conversão de dados, esses algoritmos podem tornar os arquivos menores, ao mesmo tempo que fornecem uma espécie de atalho que as máquinas podem usar para reconstituir os dados posteriormente. Novamente, há muitas maneiras de fazer isso, incluindo ponteiros úteis que podem fornecer valores consistentes para bits redundantes de dados.