Definição – o que significa compressão de memória?
A compactação de memória é uma técnica de gerenciamento de memória que reduz o tamanho dos dados inativos na memória de acesso aleatório (RAM) para liberar espaço não utilizado e permitir que mais programas sejam executados ao mesmo tempo. Ele é projetado para usar totalmente a memória física disponível e, assim, aumentar o desempenho do sistema. A compressão de memória pode ser aplicada a computadores, smartphones e sistemas embarcados.
Definirtec explica compressão de memória
A maioria dos equipamentos de informática e gadgets tem quantidade limitada de RAM para executar aplicativos. A compactação de memória permite a utilização eficiente de toda a memória física para que vários programas possam ser executados simultaneamente e com eficiência. Existem várias técnicas de gerenciamento de memória baseadas em hardware e software; qual usar depende do sistema operacional, do aplicativo e do tipo de computador ou gadget.
Na compactação de memória, partes dos aplicativos inativos na memória são compactadas em 50% ou menos de seu tamanho original. Isso libera a RAM e deixa espaço para outros programas e dados. E, como a compressão e a descompressão na RAM são quase instantâneas, o processo economiza tempo que, de outra forma, teria sido usado para transferir dados entre a memória e o armazenamento do computador. A compressão de memória está disponível para vários sistemas operacionais, como Windows, Apple OS X, Linux e outros. WKdm é uma técnica típica baseada em dicionário disponível para a maioria das plataformas; ele combina o dicionário e as técnicas estatísticas para fornecer operações de compressão e descompressão de dados rápidas e eficientes.
A maioria dos processos de compactação de memória são automáticos e só se tornam ativos quando a memória começa a ficar cheia.