Definição – o que significa componente passivo?
Um componente passivo é um módulo que não requer energia para operar, exceto para o circuito de corrente alternada (CA) disponível ao qual está conectado. Um módulo passivo não é capaz de ganho de potência e não é uma fonte de energia. Um componente passivo típico seria um chassi, indutor, resistor, transformador ou capacitor.
Geralmente, os componentes passivos não são capazes de aumentar a potência de um sinal, nem amplificá-lo. No entanto, eles podem aumentar a corrente ou a tensão por um circuito LC que armazena energia elétrica de frequências ressonantes ou por um transformador que atua como um isolador elétrico.
No contexto da tecnologia eletrônica, existem diretrizes mais rígidas para o termo componente passivo. Os engenheiros eletrônicos veem esse termo geralmente em correlação com a análise de circuito, que envolve métodos para encontrar as correntes e as tensões em todos os componentes da rede.
Definirtec explica o componente passivo
Um circuito eletrônico composto apenas de componentes passivos é chamado de circuito passivo. Um módulo que não é passivo é chamado de componente ativo.
Os componentes passivos podem ser divididos em dois tipos:
- Com perdas ou dissipação: Não tem a capacidade de absorver energia de um circuito externo por um período de tempo. Um exemplo clássico seria um resistor.
- Lossless: Não tem um fluxo de potência líquida de entrada ou saída. Esse tipo inclui componentes como indutores, capacitores, transformadores e giradores.
A maioria dos componentes passivos que têm dois terminais é geralmente definida como um parâmetro de duas portas, que é um circuito ou módulo elétrico que tem dois pares de terminais ligados entre si por uma rede elétrica. Os parâmetros de duas portas estão em conformidade com os padrões de reciprocidade. Uma rede de duas portas seria um transistor, filtros eletrônicos ou redes de combinação de impedância. Um transdutor ou switch não seria um parâmetro de duas portas porque é um sistema fechado. Embora os componentes ativos normalmente tenham mais de dois terminais, eles não são classificados como um parâmetro de duas portas porque não possuem as propriedades.
Os componentes passivos que usam arquitetura de circuito incluem indutores, resistores, fontes de tensão e corrente, capacitores e transformadores. Da mesma forma, os filtros passivos são compostos por quatro elementos lineares elementares que incluem um indutor, capacitor, resistor e transformador. Alguns filtros passivos de alta tecnologia podem ter elementos não lineares, como uma linha de transmissão.