Definição – o que significa componente ativo?
Um componente ativo é um dispositivo que possui um filtro eletrônico analógico com a capacidade de amplificar um sinal ou produzir um ganho de potência. Existem dois tipos de componentes ativos: tubos de elétrons e semicondutores ou dispositivos de estado sólido. Um componente ativo típico seria um oscilador, transistor ou circuito integrado.
Um componente ativo funciona como um circuito de corrente alternada em um dispositivo, que funciona para aumentar a potência, tensão ou corrente ativa. Um componente ativo é capaz de fazer isso porque é alimentado por uma fonte de eletricidade separada do sinal elétrico.
Definirtec explica o componente ativo
A maioria dos dispositivos eletrônicos são semicondutores, dos quais o mais comum é um transistor. Um transistor básico é geralmente usado em um amplificador, o que aumenta o sinal de E / S de corrente ativa usando uma fonte de alimentação de corrente contínua (DC) para fornecer a energia necessária.
Um dispositivo ativo tem a capacidade de controlar o fluxo de elétrons e permite que a tensão controle a corrente ou permite que outra corrente assuma o controle. Dispositivos controlados por tensão, como tubos de vácuo, controlam seu próprio sinal, enquanto dispositivos controlados por corrente, como transistores de junção bipolar, permitem que uma corrente controle a outra.
Todos os componentes ativos requerem uma fonte de energia, que geralmente vem de um circuito CC. Além disso, um dispositivo ativo geralmente pode injetar energia em um circuito, como um transistor, tubo de vácuo triodo ou diodo túnel.
Um componente que não está ativo é denominado componente passivo. Ele consome energia e não tem a capacidade de aumentar a potência. Os componentes passivos básicos incluem capacitores, resistores e indutores.