Definição – o que significa compatibilidade do navegador?
A compatibilidade do navegador é a capacidade ou flexibilidade de um site, aplicativo da web, script ou design HTML para funcionar em diferentes navegadores da web disponíveis no mercado.
A vantagem de criar um site com capacidade de computação do navegador é que isso melhora o alcance de um site e reduz a perda de desempenho. A compatibilidade do navegador também pode ser descrita como o potencial de um navegador da web para exibir com eficiência o código HTML e executar os scripts nas páginas da web.
Definirtec explica a compatibilidade do navegador
Todos os navegadores da web devem funcionar como um tradutor. Esses navegadores traduzem o texto escrito em formato HTML e, em seguida, mostram o conteúdo em uma página da web. Cada navegador possui suas próprias habilidades e modo de tradução de texto, que é a raiz das principais diferenças entre os navegadores. Embora exista um conjunto padrão de regras para o script de código HTML, a interpretação ou tradução contribui para a maioria das diferenças.
Normalmente, existem contrastes entre as várias versões do navegador, já que as versões mais recentes geralmente têm a capacidade de decodificar novos scripts HTML muito melhor do que as antigas. Novas versões do navegador oferecem melhor exibição em comparação com as versões mais antigas. Mesmo assim, a maioria dos usuários on-line presume que são os recursos e também os complementos que criam as novas versões e fazem o download tendo isso em mente. Portanto, para desenvolvedores e designers de sites, é sempre aconselhável desenvolver sites que suportem pelo menos as três últimas versões do navegador.
Além das diferenças do navegador, outro elemento que atua na compatibilidade do navegador é se o surfista online está usando um PC normal e se o sistema operacional é Windows, Mac ou Linux. Na maioria das vezes, o mesmo navegador pode processar as páginas da web de maneira ligeiramente diferente de todas essas plataformas. Os desenvolvedores da Web devem garantir que o site seja compatível com todos os navegadores em todas as variedades de sistemas operacionais.
As variações também podem ocorrer em função de diferenças nos tamanhos e resoluções das telas dos diversos computadores, que também devem ser levadas em consideração durante o desenvolvimento do site.