Um Centro de Serviços Comuns (CSC) é uma iniciativa do governo indiano que fornece acesso aos serviços do governo aos cidadãos das áreas rurais. Os CSCs são operados por Empreendedores de Nível de Aldeia (VLEs), que são selecionados e treinados pelo governo. Os VLEs fornecem uma gama de serviços, incluindo certidões de nascimento e óbito, cartões de racionamento e pagamentos de contas de serviços públicos. Os CSCs destinam-se a melhorar o acesso dos residentes rurais aos serviços do governo e a criar novas oportunidades de emprego nas zonas rurais. Os CSCs são um emprego público? A resposta a esta pergunta é complicada e depende de uma série de fatores. A CSC é uma grande empresa de capital aberto que fornece uma variedade de serviços de TI tanto para o sector público como para o privado. Embora a empresa tenha alguns contratos com o governo, ela não é uma entidade governamental. Portanto, a CSC não é um trabalho do governo. Quanto custa abrir um centro CSC? Custa aproximadamente 10.000 dólares para abrir um centro CSC. Isto inclui o custo de alugar espaço, contratar pessoal e comprar equipamento.
A CSC é uma empresa privada? Não há uma resposta simples para esta pergunta, pois a estrutura de propriedade da CSC é complexa e em constante mudança. No entanto, é geralmente seguro dizer que a CSC não é uma empresa privada, uma vez que é maioritariamente detida pelo governo americano. Quem é o proprietário da CSC? O proprietário da CSC é o governo federal dos Estados Unidos. A CSC é uma empresa contratada pelo governo que presta serviços de TI a várias agências governamentais.
O Common Service Center é lucrativo?
A resposta a essa pergunta depende de uma série de fatores, incluindo o tamanho e a localização do Common Service Center (CSC), os serviços oferecidos e a demanda por esses serviços. No entanto, em geral, os CSCs são considerados empreendimentos lucrativos.
Um estudo concluiu que a média dos CSCs na Índia gera cerca de 60.000 Rs. (US $1.000) em receitas mensais, com os primeiros 10% dos CSCs gerando mais de 1 lakh (US $1.700) por mês. O estudo também descobriu que o CSC médio emprega 2-3 funcionários em tempo integral e gera um lucro médio de Rs. 20.000 (US $333) por mês.
Outro estudo descobriu que os CSCs nas áreas rurais da Índia são geralmente mais lucrativos do que os das áreas urbanas. Isto é provavelmente devido ao facto de os CSCs rurais terem menos competição e muitas vezes oferecerem uma gama mais ampla de serviços do que os seus homólogos urbanos.
Assim, em geral, os CSCs são considerados empreendimentos lucrativos. Entretanto, a rentabilidade exata de um CSC depende de uma série de fatores, incluindo a dimensão e localização do CSC, os serviços oferecidos e a demanda por esses serviços.